sábado, 24 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO DIGITAL

Sou Membro Efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP. Creio que em breve será considerado como abandono intelectual não preparar os jovens para os novos desafios tecnológicos, especialmente a internet, considerando as redes sociais uma parte muito sensível disso. Inclusive é o que apregoa o próprio Marco Civil, Lei nº 12.965/2014, especialmente os artigos 24 e 26, do referido dispositivo legal.

Fatos reais da área digital ou cibernética já existem e surgirão que colocarão os pais e educadores na linha de frente de desafios do dia a dia, onde quase tudo é on-line.

Necessário observar os fatos do cotidiano e apreender com eles. Mesmo entre os jovens temas como "sexting" (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/vitimas-de-nude-selfie-e-sexting-na-internet-dobram-no-brasil-diz-ong.html; visitado em: 24/10/15), vingança pornô (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/12/1379100-exposicao-sexual-na-internet-se-alastra-e-causa-vitimas.shtml; visitado em: 24/10/15) e o cyberbullying (http://capricho.abril.com.br/voce/cyberbullying-triste-violencia-internet-415968.shtml; visitado em: 24/10/15) vêm crescendo. Só com a devida conscientização e formação poderemos prevenir e evitar muitas situações, inclusive, alguns incidentes, por vezes, com consequências nefastas, tais como, suicídio.

Desta maneira, criar uma mentalidade de ética digital é crucial! Ensinar os jovens a criar uma reputação digital é elementar. Pois muitas empresas contratam considerando os perfis das pessoas nas redes sociais, antes e durante a contratação (http://capricho.abril.com.br/voce/cyberbullying-triste-violencia-internet-415968.shtml; visitado em: 24/10/15).

A necessidade de educação digital já é uma realidade! Portanto, eu fico à disposição de escolas para tratar sobre alguns desses temas, dada a relevância social, cuja prevenção poderá ser salutar para diversos jovens.



ADRIANO AUGUSTO FIDALGO.
Advogado.
Bacharel em Ciências Jurídicas.
Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.
Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
MBA (Master Business Administration) em Auditoria pela Universidade Nove de Julho.
Especializando (Lato Sensu) em Computação Forense pela Universidade Mackenzie.
Coordenador da Comissão de Direito do Consumidor, da Subseção da OAB/Santana.
Membro Efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.
Curso de extensão pela FGV: “Fundamentos da Gestão de TI”.
Curso de extensão pela FGV. “Processo de Comunicação e Comunicação Institucional”.
Articulista dos Portais TI Especialistas, Profissionais TI e Direito & TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário