quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

BANCOOP, OAS, LULA E PT. JUDICIÁRIO ENFRENTANDO AS SITUAÇÕES

BANCOOP, OAS, LULA E PT. JUDICIÁRIO ENFRENTANDO AS SITUAÇÕES

Não é de hoje, infelizmente, que este causídico sabe da história toda que envolve a Bancoop, OAS, Lula e o PT. Em apertada síntese, a Bancoop é uma cooperativa fraudulenta, pois, em tese foi criada para a efetivação de moradias para os seus mutuários que, em regra, seriam apenas os bancários. Contudo, vendiam para quem quisesse comprar. Após não conseguir concluir algumas obras e alegando dificuldades financeiras, ela fez acordo com o Ministério Público, em 2008[i]. O que redundou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público[ii].

A situação, como se confirma por notícias[iii], desde 2010 é combatida pelo respeitado Promotor Bandeirante José Carlos Blat que, desde lá, já dava contas do envolvimento da cúpula do PT que, vale frisar, criou a Bancoop.

Estranhamente desde lá atrás, com todos os elementos aqui já compostos, a Bancoop cedeu seus empreendimento a OAS que lhe sucedeu em seus contratos. Inclusive fazendo propostas de pagamentos parciais aos consumidores. Alguns aceitaram para não terem perdas maiores, sob clara e notória coação moral e pelo descaso fático que os empreendimentos recebiam. No que tange a OAS, quem compraria uma barca furada dessas, com investigação do Ministério Público e etc.? Apenas uma Coirmã[iv], obviamente.

Ora, há anos as notícias dão conta que tal cooperativa é fraudulenta, criada pelo PT e com envolvimento do Ex Presidente Lula que, como sabido, é dono de uma unidade no Guarujá. Situação essa francamente noticiada pelo menos desde 2010[v][vi]. Apesar de sempre atuar com incorporadora[vii], o que é inconcebível para uma cooperativa, apenas recentemente que a Bancoop se tornou uma incorporadora[viii] O que, vale dizer, tal transmudação além de ser ilegal chancela todas as suas imoralidades de todo esse período de vida da famigerada cooperativa.

Agora a notícia estampa todos os jornais[ix], dados os refluxos na operação Lava Jato. E as investigações seguem conduzidas pelo Tribunal de Justiça Paulista e pela Justiça Federal. Uma complementando a outra e cada uma correndo de forma autônoma, mas com algumas necessárias intersecções.

No Judiciário Paulista a Bancoop e a OAS vêm sofrendo há anos derrotas retumbantes[x]. Fico feliz em ser listado em um site de mutuários lesados como um dos “advogados que atuam ajudando vítimas BANCOOP”[xi].

Lamentavelmente ainda existem muitos mutuários que seguem com empreendimentos inacabados, sem a escritura definitiva expedida, penando com acordos tortuosos com a OAS e etc. Com a dilapidação do patrimônio da Bancoop e da OAS isso é uma grande temeridade, pois, além de sofrerem tais empresas execuções das vítimas, em face dos escândalos da Lava Jato poderão responder patrimonialmente perante o Estado, sem se falar de eventuais tributos pendentes e etc.

Portanto, consumidor/vítima da Bancoop, afinal, pela corrupção instaurada todos somos, mas em especial aqueles que detém unidades residenciais, não desistam e procurem o Judiciário, com a assistência de um advogado habilitado no assunto. Vale à pena acreditar nas instituições. E com a opinião pública ciente desse emaranhado de ilegalidades, quiçá as condenações ganhem ainda mais vigor.

ADRIANO AUGUSTO FIDALGO
Advogado.
Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.
Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
MBA (Master Business Administration) em Auditoria pela Universidade Nove de Julho.
Especializando (Lato Sensu) em Computação Forense pela Universidade Mackenzie.
Coordenador da Comissão de Direito do Consumidor, da Subseção da OAB/Santana.
Membro Efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.
Curso de extensão pela FGV: “Fundamentos da Gestão de TI”.
Curso de extensão pela FGV. “Processo de Comunicação e Comunicação Institucional”.
Curso de extensão pela FGV: “Ética Empresarial”.
Articulista nos Portais TI Especialistas, Profissionais TI e Direito & TI.



[viii] Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=315727. Visualizado em 27 jan. 2016.


Um comentário:

  1. #fidalgoadvocacia #advogadobairrodolimao #advocaciabairrodolimao #adrianoaugustofidalgoadvogado

    ResponderExcluir