sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O Berço Elétrico e os Haters


Imagem: Extra.globo

Inicia-se esta crônica com trecho da notícia do jornal Extra[1], relatando fato do dia 03/02/18, a matéria é autoexplicativa: “Um bebê de menos de 1 ano de idade ‘parou’ o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no último domingo, e conquistou as redes sociais após pular seu primeiro carnaval em um berço. A ideia partiu dos pais do menino Pedro, os empresários Júlia Maturana e Diogo Rios, ambos de 34 anos. No primeiro ano de folia do pequeno, os pais inventaram uma maneira de permitir que o filho aproveitasse os blocos sem ficar no colo deles e em total segurança. Inspirados nos trios elétricos da folia, Júlia e Diogo criaram o ‘berço elétrico’.”
Antes de tudo cumpre informar que o aqui redator conhece os pais do bebê, a família e etc. Por isso, atesta-se o fato de que eles são pais presentes, amam incondicionalmente e se importam muito com o filho, tanto que lhe deram totais condições para ele poder estar ali, hidratado, sem estar no sol, longe de tumultos, curtindo com os pais e FELIZ, como dão conta as fotos e os vídeos postados. Quantas notícias há de pais que deixam os filhos em casa trancados ou com terceiros e vão para a balada? Ora, então isso já espanca sem mais delongas qualquer adução que se queira pichar a honra dos pais.
De outro lado, acompanhando as notícias sobre o fato, que gerou acesso de milhões nas redes sociais e vem crescendo exponencialmente, ao lado de milhares de notícias positivas e elogiosas se encontram algumas raras notícias amarguradas. Parece que, as pessoas que assim se posicionam, quando extrapolam o limite do respeito, imagina-se, ou estão protegidas relativamente por perfis falsos, ou desconhecem os direitos alheios de reputação digital ou, ainda, não tem uma noção real de que o mundo digital gera consequências no mundo real!
Tais manifestações abusivas, geralmente são patrocinadas por Haters, conforme explicado no conceito a seguir[2]: “Os haters são internautas que miram um assunto ou uma pessoa específica e começam a atacar no mundo virtual. O ataque de um hater pode vir de várias maneiras, mas geralmente as provocações são feitas por comentários públicos ou mensagens privadas.”
Ora, infelizmente a felicidade alheia incomoda. E a exposição nas redes sociais acaba por se afigurar em um grande para-raios de atração das mais variadas pessoas, com personalidades ímpares, que analisarão a informação das mais diversificadas formas possíveis, especialmente considerando a complexidade humana, com posicionamentos e interpretações muitas das vezes nada edificantes.
Como diria um professor, remetendo-se a Shakespeare, a verdade é como um cristal, dependendo do seu foco de visão ela tem uma interpretação. De igual modo caminhou Einstein em sua inquebrantável e revolucionária teoria da relatividade ao tratar de que a verdade também depende do posicionamento de visão coligado ao espaço e tempo. Já Morin destacou a questão do pensamento complexo, eis que, as situações estão interligadas, onde as ciências foram separadas, mas isso é um ledo engano, pois impede a visão da integralidade das coisas, limitando o conhecimento humano.
Portanto, ainda que se considerem todos os elementos acima postos, nota-se que a intolerância é algo contumaz no nosso tempo. Falta Educação Digital. Escrevem-se coisas que não se falaria frente a frente no mundo real. Valores fundamentais de respeito à dignidade humana em uma sociedade líquida vão se perdendo. E a cidadania e a ética digitais são uma utopia a ser alcançada e perseguida por uma maioria de incautos, já que o nosso excesso de informações geradas pela tecnologia não necessariamente desaguam em conhecimento, em evolução de bem viver da raça humana.
De modo que, em algumas situações, somente com a espada do Direito Digital se reprimirão ou solucionarão situações que são desencadeadas pelos Haters, tais como com a efetivação de denúncia do conteúdo junto à rede social, com medidas judiciais de identificação e exclusão de conteúdo impróprio e até mesmo, com a reparação civil pelo ofensor ou a sua responsabilização na órbita penal. Sendo possível inclusive, como já aconteceu em julgados, que o(a) ofensor(a) peça desculpas publicamente, na sua própria rede social, o que imprime um caráter pedagógico a tal decisão judicial.
Enfim, evoluamos! Com mais momentos felizes como o criado por Diogo e Julia para Pedro e o seu Berço Elétrico. Respeito no mundo digital é bom, todos gostam, apresenta-se como ético e legal!

Adriano Augusto Fidalgo. Advogado. Auditor Jurídico. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco. Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. MBA em Auditoria pela Universidade Nove de Julho. Presidente da Comissão Especial de Direito Digital e Compliance da OAB/Santana. Especialista em Computação Forense pela Universidade Mackenzie. Mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho, na Linha de Pesquisa: Educação, Filosofia e Formação Humana. Membro Efetivo da Comissão Especial de Educação Digital da OAB/SP. Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito Digital e Compliance da OAB/SP. Membro das Comissões de Direito do Consumidor, CONSEG e OAB vai à Escola, da Subseção da OAB/Santana. Certificações em Tecnologia da Informação pela ITCERTS, do Canadá, nos cursos de Ethical Hacking Essentials, Information Security Policy Foundation e Infosec Foundation. Certificado pelas Academais do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e World Intelectual Property Organization (WIPO) no Curso Geral de Propriedade Intelectual. Certificações em Fundamentos da Gestão de TI, Ética Empresarial, Processo de Comunicação e Comunicação Institucional, todos pela FGV. Articulista nos Portais TI Especialistas, Direito & TI, Profissionais TI, Yes Marília, Jurisway, Jusnavigandi e Administradores. Palestrante e Pesquisador.


[1] VIANA, Gabriela. Atualizado em: 08/02/18. Vídeo mostra bebê pulando carnaval em 'berço elétrico' em São Paulo e viraliza. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/carnaval/video-mostra-bebe-pulando-carnaval-em-berco-eletrico-em-sao-paulo-viraliza-22380149.html. Acesso em: 09/02/18.

[2] SANTORO, Isabella. Atualizado em: 16/08/14. Haters: saiba tudo sobre os inimigos da internet. Disponível em: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/haters-saiba-tudo-sobre-os-inimigos-da-internet-16082014. Acesso em: 09/02/18.


Nenhum comentário:

Postar um comentário