terça-feira, 13 de junho de 2017

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO COMPLEXO

Estamos na sociedade da informação. Os grandes desafios não são apenas a aquisição de conhecimentos, mas especialmente saber filtrar a grande quantidade de dados que recebemos de todos os lados, para que isso resulte em conhecimento.

Ao contrário do que acontece com a desinformação, muitas das vezes proposta de modo silencioso e sorrateiro, por exemplo, pelas “Fake News”, que inclusive os gigantes da tecnologia como o Google e o Facebbok já se comprometeram a combater, os dados falsos são recebidos pelos e-mails, celulares, pela TV, redes sociais, correspondências e etc. Ou seja, notícias falsas que acabam se propagando pelas redes e sendo assimiladas como verdades incontestáveis.

Quando se fala em conhecimento se trata de algo agregado, isto é, o conteúdo assimilado pela pessoa que recebe a informação de modo que ela incorpore a sua história, eis que se trata de aprendizagem arraigada no indivíduo, dotando-o de sabedoria. Algo, personalíssimo e de valor inestimado! Algo que é impossível de ser tomado por outrem.

A educação, nesta toada, é importantíssima para que se filtrem as informações e elas sejam transformadas em conhecimento, sendo indispensável nessa missão a figura do professor que atua como um tutor na gestação do embrião da informação que, após ser capturada, estruturada e assimilada se transformará em conhecimento. E se acredita que, o conhecimento transforma as vidas e gera novos horizontes.

Na verdade o professor se torna moderador para que se incorporem nessa transmissão junto com informações técnicas ou científicas a formação humana que decorre da ética, da estética, da política, em suma, tudo que deriva da filosofia e das demais áreas do saber em que são transmitidos valores humanos.

Nesta direção, se entende que a teoria de ato e potência, de Aristóteles, não pode ser totalmente desprezada. Claro é que nem sempre as potências se confirmaram em ato, contudo, deve-se observar que as potencialidades poderão se desenvolver, considerando toda a complexidade da temática, tendo em vista o histórico da pessoa, a sua herança genética, o meio que está inserida, a qualidade dos professores e das escolas, de modo que, o nexo causal entre a potência e o ato não dependem apenas e tão somente do indivíduo, mas sim de todo um contexto no qual ele está imerso.

Dessa forma é preciso se pensar de modo interligado, eis que se trata de um pensamento complexo (Morin) verificar todas essas variáveis, a dizer, o habitat em que o indivíduo está inserido, a forma como o Estado lhe trata, a sua inserção no meio escolar, a qualificação também dos professores, a vocação dos professores, as metodologias empregadas, o acompanhamento familiar e a estrutura familiar dos jovens, ou seja, todos esses elementos que acabam compondo o sucesso ou fracasso de cada indivíduo.

Em conclusão, pode-se dizer que tanto o Estado quanto as Instituições de Ensino, quanto os professores devem estar atentos a todos esses fatores para quê toda essa enxurrada de informações, como um tsunami, não nos engula sendo imperioso que se garantam as melhores informações para que a formação humana seja atingida em sua mais alta potência, plenamente, sempre se buscando a excelência para o bem individual e para o bem comum, eis que, no contrato social, somente com o sucesso pessoal - entendido como a formação de indivíduos autônomos e preparados, com um senso de humanidade aflorado - se atingirá o sucesso coletivo e vice-versa.

Advogado. Auditor Jurídico.
Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.
Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
MBA (Master Business Administration) em Auditoria pela Universidade Nove de Julho.
Especialista (Lato Sensu) em Computação Forense pela Universidade Mackenzie.
Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho.
Membro da Comissão de Direito do Consumidor, CONSEG e OAB vai à Escola, da Subseção da OAB/Santana.
Membro Efetivo da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.
Membro Efetivo da Comissão de Educação Digital da OAB/SP.

Articulista nos Portais TI Especialistas, Direito & TI, Profissionais TI, Yes Marília, Jurisway e Administradores.

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