domingo, 8 de dezembro de 2019

VINGADORES - EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA, DIREITO E EDUCAÇÃO – PARTE 02



Continuando o texto anterior, o sucesso de Vingadores Ultimato se seu também por entrelaçar mais de 20 filmes, por onze anos, o que até então era inédito no cinema. Fechando com maestria toda uma trama envolvendo diversos filmes e personagens. Assim, por tópicos se debruçará sobre o título deste pequeno texto, complementando o anterior.
EMPREENDEDORISMO. Todos sabem o sucesso que foi o filme do Homem de Ferro e o renascimento de Robert Downey Jr., incorporando com maestria o playboy, gênio, milionário, filantropo e herói mais admirado do cinema. Ele que sempre foi reconhecido por ser um talentoso ator se envolveu com drogas e teve uma fase obscura na carreira. Dizem que o papel era reservado a Tom Cruise, mas que declinou pelos compromissos com Missão Impossível. De todo modo, para os fãs é praticamente impossível imaginar outro ator senão Robert Downey Jr. No pael. Sendo Tony Stark ele se tornou um representante de sucesso da Marvel e obteve respeito impar dos colegas atores, inclusive participando no pedido de aumento para eles. Ele, inclusive, aceitou o papel ganhando menos do que Terrence Howard que interpretou Rhodey (Máquina de Combate), sendo este coadjuvante e aquele o protagonista, apostando em seu próprio talento.
Anos após se tornou um dos atores que mais faturaram na indústria do cinema, recebendo milhões com várias aparições nos diversos filmes do UCM, alguns brincando que a Marvel o tornou tão rico quando o próprio Tony Stark. E a Marvel, como já se disse, de certa forma, empreendeu ao pedir empréstimo para fazer o primeiro filme, manter as sequencias e apostar em um Universo Cinematográfico próprio, o que se trata de algo complexo. Comparativamente, vale frisar que se fosse simples a DC/Warner teria alçado o mesmo sucesso com a tentativa de seu universo estendido, ao menos no cinema.
TECNOLOGIA. Os filmes da Marvel são interessantes também, pois, além de abordarem os poderes dos heróis também adentra em muitos itens tecnológicos, para ilustrar, como as armaduras de Tony Stark, a alta tecnologia de Wakanda, o personagem Visão (antigo JARVIS, inteligência artificial assistente de Stark), Ultron, além de tratar sobre nanotecnologia, robótica, drones, física quântica, viagem no tempo, carros dirigidos remotamente, implante ciborgue, armas poderosas, naves espaciais e etc. Assuntos que suscitam interesse até para se saber o limite da ficção e a existência real da tecnologia retratada nos filmes, o que pode suscitar debates escolares inclusive.
DIREITO. Após os fatos ocorridos em a Era de Ultron os Vingadores são obrigados a assinar o Tratado de Sokovia, com o fim de controlar a atuação dos heróis, o que redunda nos conflitos entre os próprios heróis no filme Guerra Civil, em que são formados dois grupos liderados, respectivamente, pelo Homem de Ferro e o Capitão América, ou seja, diz respeito a um Tratado Internacional entabulado pelas Nações Unidas, uma ficção bem elaborada, inclusive tal documento já foi divulgado.
Outro fato que remete ao Direito é o estalo de dedos de Thanos, em que, justificando o equilíbrio do Universo, elimina a metade dos seres vivos. Assim trazendo o questionamento sobre o direito a vida e a pena de morte, se esse poder em prol da maioria seria aceitável, com reflexões jurídicas, sociológicas e econômicas.
EDUCAÇÃO. Precisamos de heróis e essa adesão dos jovens e adultos sobre os filmes da Marvel eu creio que seja edificante. Os filmes provocam reações, suscitam emoções, invocam a nossa condição humana mesmo na figura dos heróis, retratam a eterna batalha entre o bem e o mal e, sim, observo um viés educativo. Os Vingadores protegem o planeta da destruição, os mais fracos são protegidos pelos mais fortes. São os heróis na sua maioria amigos, tem famílias e vivem dilemas. E Tony Stark que teve a sua atuação como herói questionada por Capitão América no primeiro filme dos Vingadores se sacrificou naquele primeiro filme levando um míssil para o portal alienígena salvando o Planeta, bem como, em Ultimato, assumindo a manopla de Thanos e detruindo o vilão e os seus soldados, ali salvando o Universo. Enfim, uma lição de que, mesmo de quem não se espera tanto assim se possa surpreender com atos heroicos. Afinal ele é o Homem de Ferro! Viva os heróis!
Advogado. Titular da Fidalgo Advocacia. Professor Universitário. Mestre em Educação. Autor de livros e artigos abordando a temática Direito, Educação e Tecnologia. Proprietário da página Educação Digital e Direito Digital, do Facebook. Diretor da Fidalgo Cursos e Palestras Ltda.

#vingadores #avengers #ultimato #endgame #fidalgoadvocacia #adrianoaugustofidalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário