segunda-feira, 30 de junho de 2014

A TAL INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – CASO SUÁREZ


A TAL INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – CASO SUÁREZ

Grosso modo, a inteligência emocional é a capacidade de aliar as habilidades conquistadas (cultura/conhecimento) a sentimentos, ou seja, humanizando as expertises humanas em prol de resultados concretos e inteligentes, denotando especialmente a estabilidade emocional do indivíduo.

Como bem esposado pelo site especializado em psicologia, chamado psicologia para você (http://www.psicologiapravoce.com.br/textopsi.asp?nr=366. Visitado em: 27/06/14), texto reputado a Daniel Golleman, seguem valiosas ponderações:

“Muitas pessoas acreditam que o raciocínio é mais adequado quando desvinculado da emoção, e que emoções dificultam pensar objetivamente. Experiências, porém, mostram que o raciocínio desprovido de sentimentos torna o processo decisório satisfatório praticamente impossível. A questão não é excluir o sentimento do processo de tomada de decisão diário, mas sim balanceá-lo, encontrando a dose apropriada de emoção e sua correta expressão. O que é inteligência emocional? Quando falamos da inteligência emocional, estamos nos referindo a uma expressão criada pelo psicólogo da Universidade de Harvard, Daniel Goleman. Podemos definir o conjunto de habilidades/características chamado de Inteligência Emocional como aquelas pequenas sutilezas que determinam por exemplo, quando compartilhar informações confidenciais, quando falar durante uma reunião, como expressar-se, quando fazer reivindicações, etc.O Quociente Emocional engloba cinco dimensões: auto-motivação, auto-conhecimento, empatia, sociabilidade e capacidade de lidar com as emoções de outras pessoas. Cada vez mais estamos sujeitos à incerteza, às mudanças constantes, à pressão do tempo. Esse ambiente exige das pessoas características como praticidade, flexibilidade, criatividade, capacidade de resolver conflitos. As pessoas mais preparadas para este turbilhão de emoções sairão na frente e terão sucesso pessoal e profissional.Um alto QI (quociente de inteligência) não é garantia de sucesso. A emoção pode dar a verdadeira medida da Inteligência humana. A ausência de habilidade emocional pode ser o verdadeiro motivo de tantos casamentos desfeitos.No mundo empresarial, o QI alto consegue um bom emprego. O QE (quociente emocional) alto garante promoções.”

Desta forma, o habilidoso jogar da seleção uruguaia, Luis Suárez, ora apenado com suspensão e banimento temporários, em menos de uma semana foi do céu ao inferno. Conforme notícia (http://globoesporte.globo.com/platb/donas-do-campinho/2014/06/19/um-idolo-chamado-suarez/. Visitado em: 27/06/14) ele era idolatrado, especialmente pelo jogo contra os ingleses. Tanto por ter se recuperado em tempo recorde (com o auxílio de seu fisioterapeuta que mesmo com câncer o acompanhou ao mundial), por ter jogado com câimbras, por ter feito dois gols na brilhante vitória sobre a Inglaterra e etc.

Só que a sua “sorte” virou muito rápido (http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/blog-da-copa/post/apos-incidente-com-chiellini-luis-suarez-perde-patrocinador.html. Visitado em: 27/06/14). Com a suspensão e banimento, isso repercutiu em suas esferas pessoal/profissional, houve perda de patrocínio e fica em risco a futura negociação de seu passe que era sondado pelo Barcelona, pela tal mordida vampiresca, à La Mike Tyson. Talvez não seja uma situação eventual, mas patológica. A pergunta é por que fez aquilo?

Portanto, percebe-se que a inteligência emocional é fundamental. Esse jogador de talento manchou sua carreira. E perdeu oportunidades. Quantas pessoas conhecemos que deixam as oportunidades passarem, pois, falta-lhes a chamada inteligência emocional. Não há equilíbrio sentimental, as situações são vivenciadas com exagero, quase sempre de modo passional, não sabem ouvir uma correção fraternal, pois nunca erram ou agem de modo intempestivo. Oras, o Suárez ainda terá chances de êxito, pois está na vanguarda do futebol e continuará ganhando bem e em destaque. Mas nós mortais do dia a dia, profissionalmente, não teremos chances eternas de redenção. Desta forma, faça que a inteligência emocional deflua em seu favor. Prepare-se, pois, mente sã é a soma do intelecto com o emocional, sem conflito, mas ambos se assomam. E quando a mente age (inteligência emocional) o corpo não padece!

ADRIANO AUGUSTO FIDALGO.

Advogado.

Corretor de Imóveis (cursando PROECCI – Avaliador CNAI).

Auditor Jurídico.

Auditor em concursos promocionais (Avon, Sadia, Centauro, Santander e outros).

Bacharel em Ciências Jurídicas.

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.

Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.

MBA em Auditoria pela Universidade Nove de Julho.

Inscrito no Curso de Especialização em Computação Forense (Lato Sensu) pela Universidade Mackenzie.

Membro da Comissão de Direito do Consumidor, da Subsecção da OAB/Santana.

Detentor de diversos cursos perante a OAB/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário