AUDITORIA
SOBRE O BOM ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Quem se vale de qualquer prestação de serviços tem percebido
o quão os atendimentos ao público, em grande parte das vezes, apresentam-se
como inadequados. Atendentes que não prestam atenção ao pedido, discussões
internas com colegas de trabalho na frente do público, a demora inexplicável, a
falta de retorno na espera, o agendamento que não é cumprido, em suma, a falta
de respeito com o consumidor que é um cliente constante daquele prestador, ou
seja, aquele que mantém a saúde financeira e perenidade daquela empresa e é tratado
como um nada, ao arrepio da lei e da própria continuidade do negócio.
Isso se deve a muitos fatores, por exemplo, a desconsideração
da máxima que “o cliente tem sempre razão”, aliados a falta de preparo dos profissionais
(seja de treinamento para aquela função ou de base mínima de educação), falta
de urbanidade, notadamente, desconsiderando o que significa Governança
Corporativa. Portanto, tais pontos devem ser analisados por uma Auditoria de
Procedimentos Internos, com o objetivo de apontar falhas no atendimento.
Vivemos
na era da informação. A empresa tem que cuidar de sua marca – bem intangível –
que se mal cuidada pode levar a empresa à bancarrota. Estatisticamente elogios
são raros. Agora, maledicências são como papéis picados jogados do céu, jamais
serão resgatados. Existem canais hoje que podem arrasar uma marca/negócio em
horas. O facebook pode em progressão geométrica levar a má notícia de um mal
atendimento há milhões de pessoas. O site Reclame Aqui também é uma fonte de
consultas valiosas para se saber a conduta da empresa X em relação aos seus
atendimentos a clientes.
Assim,
seguem dicas para um bom relacionamento ao cliente, em que podemos nos focar
para recomendar melhoras, a saber:
a) Atende seu cliente
com a receptividade e cortesia que trataria um familiar querido, seguindo-se
aquela regra de ouro sobre que se deve tratar o outro como gostaria de ser
tratado, com as particularidades do que o cliente ambiciona.
b) Respeite seu cliente,
pois ele que gera a sua prosperidade e continuidade empresarial.
c) Seja claro,
comunique-se de forma adequada, já que a propaganda enganosa é daninha e pode
lhe levar à quebra.
d) Ofereça serviços de
qualidade e modernos ao consumidor, afinal todos os consumidores estão muito
mais informados e críticos e o concorrente poderá lhe superar a qualquer
momento.
e) Qualifique seus colaboradores,
considerando que eles representam a sua empresa, são os olhos, mãos e rostos
que o cliente liga à sua marca, além de legalmente os atos dos seus prepostos
gerarem conseqüenciais jurídicas à sua empresa, eis que, a empresa responde
objetivamente pelas falhas dos seus colaboradores.
Advogado.
Corretor de Imóveis
(cursando PROECCI – Avaliador CNAI).
Auditor Jurídico.
Auditor em concursos
promocionais (Avon, Sadia, Centauro, Santander e outros).
Bacharel em Ciências
Jurídicas.
Especialista em
Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.
Especialista em
Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
MBA em Auditoria pela
Universidade Nove de Julho.
Inscrito no Curso de
Especialização em Computação Forense (Lato
Sensu) pela Universidade Mackenzie.
Membro da Comissão de
Direito do Consumidor, da Subsecção da OAB/Santana.
Detentor de diversos
cursos perante a OAB/SP.
Titular da Fidalgo Assessoria.
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