terça-feira, 3 de junho de 2014

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 02 E O ADMIRÁVEL SACRIFÍCIO DOS SUPER HERÓIS


O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 02 E O ADMIRÁVEL SACRIFÍCIO DOS SUPER HERÓIS



Bem, deste sempre houve grandes heróis. Homens que se destacaram por seus grandes feitos, mas, sobretudo, por terem se sacrificado pelos outros ou por um ideal. E de tempos em tempos os filmes retratam tanto os heróis históricos, além dos ficcionais.

 

As escolhas de heróis são relativas, cada um tem os seus, mas citarei apenas alguns. De Sócrates, a Perseu, a Hércules, a Sansão, a Aquiles, a Cristo (herói dos heróis; para mim claro que foi muito mais que um herói {O Deus conosco}, mesmo sem deixar de sê-lo), a Willian Wallace a Joanna d´Arc.

 

Como heróis do imaginário eu citaria como meus destaques Neo (Matrix), Maximus (Gladiador), Optimus Prime (Transformers), além de admirar todos do mundo Marvel (do grupo X-Men, Vingadores, Spider Man...). São tantos heróis e heroínas, mas creio que sempre a inspiração tenha sido os mortais. E volta e meia eles salvam o mundo, como o personagem Harry (Bruce Willis; Armagedom). Mas quase sempre nos salvam de extraterrestres, como efetivado por Will Smith, em “Independence Day” ou “MIB”.

 

O que eles têm mais de admirável reputo que seja a crença inarredável ao que apregoam, somado ao foto da doação, da entrega e do sacrifício a que se ofertaram. O que dá contornos filosóficos ao modus vivendi dos heróis, em regra. Fora um ou outro personagem com o Hulk ou Wolverine que refogem ao mundo do politicamente correto.

 

Em suma, heróis e fatos heróicos são sempre empolgantes. Como diz o ditado, a sina do herói poderia se resumir a “si vis pacem, para bellum” (se quer paz, prepara-se para a guerra). E o Espetacular Homem Aranha 02, mesmo sem contar o filme, resgatou essa forte vertente heróica. Faz parte da vida do herói os sacrifícios e a renúncia. Afinal, sem sacrifício não há vitória. Esse mantra eu entôo, por vezes, quando estou no metrô lotado, no ônibus espremido, andando em direção ao curso ou na academia tentando entrar em forma, mesmo sem ser herói (Peter Parker também faz tudo isto).

 

ADRIANO AUGUSTO FIDALGO.

Titular da Fidalgo Assessoria.

Advogado.

Corretor de Imóveis (cursando PROECCI – Avaliador CNAI).

Auditor Jurídico.

Auditor em concursos promocionais (Avon, Sadia, Centauro, Santander e outros).

Bacharel em Ciências Jurídicas.

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco.

Especialista em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.

MBA em Auditoria pela Universidade Nove de Julho.

Inscrito no Curso de Especialização em Computação Forense (Lato Sensu) pela Universidade Mackenzie.

Membro da Comissão de Direito do Consumidor, da Subsecção da OAB/Santana.

Detentor de diversos cursos perante a OAB/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário