sábado, 10 de maio de 2014

CASAMENTOS MODERNOS: NÃO DEIXE O CONTO DE FADAS VIRAR FILME DE TERROR

Em tempos revolucionários onde se destacam a expansão da internet, o viagra, aumento da longevidade, a inseminação artificial, uma maior independência feminina, alteração da lei do divórcio (maior agilidade nos rompimentos e novos relacionamentos), a velocidade das informações e etc., o casamento ainda hoje é um ritual que oscila do simples morar junto a festividades cinematográficas, com toda a pirotecnia possível, seja no casamento religioso ou civil, unificado ou individualizado.
            Os adeptos de um casamento festivo percebem que, a glamorização do casamento e tantas outras festas (quinze anos, formaturas e bodas em geral) ganharam o status de eventos, com toda a pompa daí decorrentes.
            E como um evento especialíssimo que é o casamento festivo pode vir acompanhado de um infinito número de acessórios. Sem um rol exaustivo, podem-se citar alguns itens da comemoração:
1) contratação da igreja ou espaço da cerimônia; 2) salão de festas; 3) locação de roupas: noivos, pais, pajens, daminhas e etc.; 4) doces; 5) buffet; 6) locação de carro para transporte da noiva, do casal e/ou dos familiares; 7) placa comemorativa para colocar no carro; 8) kit com pulseiras, chapéus, máscaras e etc. para distribuição na festa; 9) contratação do padre ou pastor ou mestre de cerimônias; 10) assessor(a) de casamento; 11) foto; 12) filmagem; 13) retrospectiva; 14) banner ou foto do casal; 15) fogos; 16) pacote de viagem da lua de mel; 17) convites; 18) decoração dos locais; 19) salão de beleza para arrumar a noiva; 20) alianças; 21) DJ e/ou banda; 22) bebidas; 23) chinelos personalizados; 24) iluminação e som e etc.
            Como se nota, a lista acima é criticável, ou por estar faltando algo pelos mais detalhistas, ou por botar certo medo nos futuros nubentes, pela gama enorme de possibilidades e conseqüentes dúvidas ou aspirações de ter tudo isso ou mais.
            A complexidade do enlace matrimonial gera, portanto, uma necessidade de enorme cuidado, pois quanto mais sofisticado, mais caro será o casamento, por óbvio. E, independentemente do preço, quem gostaria que “o dia dos sonhos” virasse um desastre?
Na lista acima exposta, vemos mais de 20 (vinte) contratos (verbais ou impressos) a serem assinados pelos futuros conSORTES. E, obviamente, desculpe o trocadilho, querem ter SORTE na festividade, como prenúncio de um casamento feliz. Daí vem o alerta.
            Não raras vezes, além de muitos mitos que envolvem o casamento – exemplos: a família da noiva paga a festa; os convidados mencionam que jejuarão o dia todo para aproveitar ao máximo: gula total; todos sempre reclamam de algo, de cada detalhe... – por exemplo, comumente toma-se ciência de relatos de casamentos onde o buffet foi abaixo das expectativas do que foi contratado, a banda ou DJ que usaram equipamentos defasados, ou que se atrasaram, ou o caso de um amigo em que o grupo que tocaria na missa queimou o equipamento minutos antes da cerimônia, pois não testou as tomadas previamente.
            Já ouvi relatos de falta da entrega do buquê da noiva. E como ficou a tradicional brincadeira de jogar o arranjo floral? Sobre foto e filmagem, por exemplo, inúmeros são os relatos de atraso na entrega ou perda do material, naquela oportunidade única, isto é, um dano irremediável. Eu mesmo que sou recém casado, no meu enlace, tive problemas com a entrega da placa a ser colocada no carro que levou a noiva, pois chegou no dia da cerimônia após muita insistência.
            Assim, para que o dia de princesa (afinal a noiva é a superstar da festa) seja memorável, procure assessoria especializada, inclusive de um advogado: a) contratando empresas idôneas, por indicação e fazendo pesquisas sobre; b) buscando atenção especial nos prazos; c) detalhando valores e modo de pagamento; d) especificar a forma detalhada no contrato sobre o modo de realização dos serviços que está contratando; e) sincronização dos serviços, para que um não atrapalhe o outro e se complementem.
            Para que a oportunidade única não seja manchada, ao contrário, grave pelo bom gosto, celebração de felicidade, inovação e criatividade, com o esplendor que merece. Perdurando apenas memórias boas e os votos de “felizes para sempre!”

Adriano Augusto Fidalgo

Advogado. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco e em Direito Tributário pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Pós graduando em MBA em Auditoria, pela Uninove.

Um comentário:

  1. Vale acostar o material ora anexado: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_manual_dos_noivos.pdf.

    ResponderExcluir